A palavra lei procede do Latim "lex" que significa
"regra, norma". Trata-se de uma norma ou um conjunto de normas
concebidas por um poder soberano para regular a conduta social de um povo e
impor sanções a quem não às cumpre. Lei divina, conjunto dos preceitos que Deus
ordenou aos homens pela revelação.
Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e
significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. No
âmbito da teologia, graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como
meio de salvação.
1
–
proposito da lei
a)
Revelar
o pecado (Rm 3:20; 7:7)
b)
Revelar
a santidade de Deus (Rm 7:12)
c)
Mostrar
a impossibilidade do homem de obedecer aos mandamentos de Deus, isto o coloca
na condição de pecador sentenciado a condenação o que lhe revela a necessidade
de um Salvador e redentor – ou seja, a lei nos conduz a cristo (Gl 3:24)
2 – Cristo é o fim da lei (Rm 10:4; Gl 3:25)
3 – ninguém será justificado, diante de Deus, pelas obras da
lei (Gl 3:20)
4 - os fies a Deus no antigo testamento, também foram salvo
pela graça; e não pela lei (At 15: 10,11)
5 – Como cidadão Israelita (Judeu), Jesus nasceu debaixo da
lei (Gl 4:4) e cumpriu a lei em seus ritos; (Mt 5:17; Lc 2:21-24,39) e em seus
tipos, profecias, e promessas (Lc 24:26,27,44)
6 – proposito da Graça
a)
Revelar
a salvação de Deus em beneficio do homem (Tt 2:11)
b)
Expressara
bondade de Deus
7 – a lei condena o melhor homem; a Graça salva graciosamente
o pior (Lc 23:40-43; I Tm 1:13-15)
8 – a lei não pode aperfeiçoar coisa alguma. Jesus Cristo por
sua graça, sim (Cl 2:10; Hb 7:19)
9 – a lei e a Graça não se confunde na Bíblia (Mt 9:16,17; Jo
1:17)
10 – não estamos debaixo da lei, e sim debaixo da Graça (Gl
4:5; Rm 6:14)
11 – aqueles que procuram justificar-se nas obras da lei estão debaixo da maldição (Gl
3:10), caíram da Graça e estão separados de Cristo (Gl 5: 4)
12 – Jesus é o único caminho para Deus (Jo 14:6), e não uma
mera continuação da lei; é um novo e vivo caminho (Hb 10:20)
Paz e Graça.
Paulo Xavier
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