quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


OBRAS DA CARNE E FRUTO DO ESPÍRITO

O texto que, segue, é, na verdade, o fichamento feito da leitura que fiz do livro de Willim Barclay “OBRAS DA CARNE E FRUTO DO ESPÍRITO”, que traz as palavras no grego seguido do seu significado etimológico.

Em alguns momentos fiz comentários que serão facilmente notados por aqueles que já fizeram e/ou virem a fazer a leitura do referido livro.

Creio que será edificante para os leitores, assim como foi para mim.

Vamos ao texto.

PORNEIA: fornicação; prostituição; imoralidade sexual; pensamentos impuros. Palavra usada para relação e relacionamentos sexuais ilícitos e imorais. Indica o pecado dentro de uma área especifica da vida, área das relações sexuais.

AKATHARSIA: impureza; falta de pureza nas intenções; pensamentos impuros; desejos imundos.  É a qualidade daquilo que é maculado ou sujo (imundo). Quando referida aos rituais descrevia aquilo que separava o homem de Deus por estar impuro. Descreve bem, um ambiente com todo tipo de sujeira. No A.T. mulher no período da menstrual. 
Indica uma contaminação geral da pessoa por inteiro, maculando todas as esferas da vida.

ASELGEIA: lascívia; libertinagem; desonestidade; ações indecentes; ansiedade pelo prazer carnal.
É a ação libertina e indisciplina do homem/mulher estando a mercê de suas ações, impulsos e emoções em quem a voz calma da razão foi silenciada pelas tempestades da obstinação.  É o pecado que perdeu toda vergonha levando a pessoa a desconsiderar toda a decência e a opinião publica.
Indica um amor ao pecado tão desenfreado e tão audaz que a pessoa deixou de importar-se com aquilo que Deus ou os homens pensam de suas ações.

EIDOLOLATRIA: Idolatria. culto aos falsos Deuses, adoração a ídolos. Adoração do objeto ou ser criado em vez da adoração ao seu criador (Rm 1: 19-23,25).
O deus de uma pessoa é aquilo a quem ele dedica, de forma acentuada, tempo, talentos, veneração, serviços, confiança, busca, obediência, amor..... é algo que ocupa sempre o primeiro lugar em sua vida a quem ele se entrega incondicionalmente. 
Pode-se dizer que quando um objeto, Situação, coisa ou criatura, no mundo, começa a ocupar o lugar principal em nosso coração, mente e intenção isto se torna um ídolo, porque tomou o lugar que pertence a Deus.

FARMAKEIA: Feitiçaria, magia, bruxaria. Farmakeia é usada sem o menor mau sentido; a palavra passa, então a denota o abuso das drogas, ou seja o uso das drogas para envenenar e não para curar; por fim a palavra assume o significado da feitiçaria, bruxaria. 
A feitiçaria é uma perversão do uso das drogas terapêutica na medicina.  “feitiçaria designa a pratica ou celebração de rituais, oração ou culto com ou sem uso de amuletos ou talismã (objetos aos quais são atribuídos poderes mágicos), por parte de adeptos do ocultismo com vista de obtenção de resultados, favores ou objetivos que, regra geral, não são da vontade de terceiros” (Wikipédia). Como toda feitiçaria tem atrelada a ela a pratica da magia, vale ressaltar o seu significado. “magia é o uso de força, entidades e/ou energias não pertencente ao plano físico para interferir no plano físico” (Wikipédia). Lembramo-nos de que nas escrituras, tanto a feitiçaria como a magia são condenadas. (Is 47:9-12 Ml 3:5) (NVI).
            Farmakeia (feitiçaria) é usada, por exemplo, repetidas vezes para os mágicos de Faraó quando estes tentaram impedir Moises de levar o povo de Israel do Egito. Podemos dar uma rápida olhada em algumas destas praticas que de certo constavam entre aquelas que Paulo proibia: O nome da pessoa a ser lesada era escrito numa tabua com sinais e palavra sinistra; uma imagem de será da pessoa era feita e depois derretida lentamente, ou destruída de outra maneira; os ossos eram enterrado debaixo da casa de algum homem para planejar sua morte;..... poções do amor eram comuns. a astrologia grassava numa tentativa de se ver o futuro; o mal olhado já era universalmente temido; amuletos estranho eram visto nos jardins e nas lareiras.
O mundo antigo era repleto de praticas mágicas de feitiçaria. Deve ter sido extraordinariamente difícil desarraigar de mundo um mundo supersticioso as praticas que se tinham tornado parte integrante da vida cotidiana. E, na realidade, algumas, praticas não foram tanto eliminada como cristianizada. Por que achamos cristãos, usando pendurados no pescoço, não amuletos antigos , mas textos cristãos, e ate mesmo em miniatura parte do NT, fabricado com este propósito.

ECHTHRA: inimizade, ódio, hostilidade. Inimizade é o antônimo exato de amor. Echthra (inimizade) é a atitude da mente e do coração que coloca barreiras entre um homem e outro ou entre um povo e outro ou ainda entre uma classe e outra enquanto que o amor (ágape) é a atitude da mente e do coração que alarga o círculo, que estende a mão da amizade e que abre os braços do amor. O primeiro é uma obra da carne o segundo é fruto do Espírito.

ERIS: contendas, porfias rixas, brigas. Pode-se dizer que inimizade (echthra) e porfia (eris) tem uma  ligação muito grande uma com a outra. Inimizade é uma atitude da mente e do coração para com a outra pessoa; e porfia é o resultado na vida real deste estado mental. Inimizade é um dos males que caracteriza o mundo pagão (Rm 1:29) Quando alguém começa a pregar, não para glorificar a Jesus Cristo, mas para exaltar seu próprio conceito pessoal sobre a pessoa de Jesus; quando prega a teologia ao Ives do evangelho, quando prega afim de demolir seu oponente ao invés de ganha-lo então entra ai a inimizade.
ZELOS E FTHONOS: Ciúme, invejas emulações. Zelo no bom sentido: vivo interesse; ansiedade (em procurar a fé) caloroso afeto; dedicação e devoção; sinceridade. Fthonos: inveja ciúme. Zelo tem um sentido bom (Is 9:7; Rm 10:2) e um mal (Jó 5:2 Fl 3:6)  enquanto que fthonos só tem sentido mal. Zelo ta mais pra ciúme enquanto Fthonos ta pra inveja. Platão considerava zelo uma etapa no  caminho para fthonos. Podemos dizer que fthonos  é aquilo a que zelo pode chegar, a não ser que o coração seja purificado. Segundo Plutarco. zelo é o desejo de estimular aquilo que elogiamos; é a boa disposição para fazer aquilo que admiramos e de não fazer o que censuramos. 

THUMOS: Ira.  Raiva, crise de fúria, indignação. Thumos (ira) É uma palavra com potencial quase ilimitado para o bem e para o mal. Na Bíblia a encontramos se referindo ao homem no mal sentido. [......E irou-se Caim fortemente....] (Gn. 4: 5) ou no bom sentido“E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, irou-se, e jogou as tabuas no chão quebrando-as” (Ex 32:19); se referindo ao Diabo (Ap 12:12) e pode ainda ser usado para Deus . “assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se” (Nm 12:9; Ap 19:15). 
Fica bem claro que Thumos (Ira) é uma palavra com uma ampla gama de significados e uma qualidade que se pode dizer que estar sempre, equilibrada numa linha muito fina, pronto para cair para um lado ou para outro. “Onde se acha o elemento que transforma o poderoso veneno da ira em médio útil? A resposta, em linhas gerais, é a seguinte: a ira egoísta, e que provem do orgulho e da sensibilidade indevida para com os seus próprios sentimentos, é sempre e invariavelmente errada; a ira que visa o bem dos outros e que é purificada do próprio EU, freqüentemente pode ser uma arma usada por Deus.

ERITHEIA: facções, peleja, discórdias, discussões, rivalidades. Separa-se em partidos; espírito de partidarismo. Paulo usa a palavra em Rm 2:8 se referindo áqueles que desobedecem  a verdade e em Fl 1:17 se referindo aqueles que pregavam o evangelho em concorrência a ele próprio, àqueles cuja pregação visa mais frustrá-lo do que glorificar a Cristo. Enquanto Cristo for o centro da vida do individuo ou da igreja não haverá espaça para rivalidades, mas quando o centro passa a ser as ambições de qualquer homem ou grupo, a competição pessoal invadirá a igreja dando fim a comunhão e a paz entre os irmãos.

DISCHOSTASIA: Dissensões, discórdia, desavenças. Em Rm 16:17 Paulo adverte os cristãos romanos a evitarem os que promovem dissensões, e os aconselha a desviarem deles. A palavra denota um estado de coisas em que os homens estão divididos, onde floresce as inimizades tradicionais entre famílias, e onde a união é destruída. Dischostasia leva seu retrato no rosto; literalmente significa: ficar a parte, separado ou seja já se foi toda comunhão, toda comunidade e toda fraternidade. Há divisões: pessoais; de classe; entre partido; divisão racial; teológica e eclesiástica. É bem possível que o maior problema que a igreja enfrenta e sua divisão e nem só o maior problema com também o maior pecado. Certa vez disse um certo cristão japonês: “não falo inglês muito bem, e as vezes, quando digo a palavra denominação (denomination), as pessoas pensam que eu disse danação (damnation) – e para mim são as mesma coisa.

HAIRESIS: Partidarismo, heresias, facções, intrigas partidária. A palavra  em português: heresia, é, para todos SOS fins práticos, uma transliteração da palavra grega hairesis. Em nossa língua “heresia” é uma palavra com um significado distintivamente mau; Denota uma crença contraria a ortodoxa e a sã doutrina. Mas em grego “hairesis” não é necessariamente uma palavra má, porque significa um ato de escolher ou uma escolha. No novo testamento a palavra denota mais comumente um grupo de pessoas que pertence a uma escola especifica de pensamento e ação e que sustentam um tipo de crença. Em tais casos é traduzido por “seita”. O uso mais significado da palavra se acha em I co 11:19.

METHER E COMOS: Mether: Bebedices, bebedeira, embriagues. Comos: orgias, glutonarias. É natural considerar estas duas palavras como um par. Ocorre no NT em Rm 13:13. Orgias e bebedices são duas coisas que o cristão deve deixar de lado. Nas escrituras não encontramos a abstinência total de bebidadas, e sim a condenação a embriaguez bem como a glutanaria,. O aconselhável apara o cristão é manter o equilíbrio lembrando do que Paulo disse; todas as coisas são licitas mais nem todas me convém e mais é bom não comer carne, nem bebe vinho, nem fazer qualquer coisa que teu irmão venha a tropeçar.
As obras da carne, sem exceção, é uma perversão de alguma coisa que é boa em si mesma.
A imoralidade, a impureza a libertinagem ou lascívia são perversões do extinto sexual que, por si só é uma coisa bela e faz parte do amor. A idolatria é perversão da adoração, e foi iniciada como uma ajuda a adoração. A feitiçaria é uma perversão do uso das drogas terapêutica na medicina. As invejas os ciúmes e as contendas são perversões da nobre ambição e desejo de ser bem sucedido que pode ser um incentivo a grandeza. A inimizade e a ira são uma perversão da justa indignação sem a qual paixão pela bondade não pode existir. As dissensões e as facções são uma perversão da dedicação aos princípios que pode produzir o mártir. As bebedices e as glutonarias são perversões da alegria do convívio social e das coisas que os homens podem desfrutar de modo satisfatório e legítimo.
O terror do poder para pecar acha-se, exatamente, na sua capacidade de tomar uma matéria prima da bondade em potencial e transformá-la em matéria do mal.


FRUTO DO ESPÍRITO



AGAPE: amor. O amor é o vinculo da perfeição, o vinculo perfeito, que liga tudo numa harmonia          perfeita.                                                                                                                                             O português em comparação com o grego é um idioma muito pobre. Diz-se que em galês, se um jovem ama uma moça há vinte maneiras deferentes para ele lhe dizer isto!  Nós temos uma só palavra para o significado de “amar” e esta palavra tem que servir para expressar muitos sentimentos. Mas o grego tem quatro palavras para o significado “amar”.  Eros: amor entre sexos, de um rapaz para uma moça; philia (amizade): descreve um relacionamento caloroso, intimo e tenro do corpo, mente, e espírito; storge: amor no lar, amor dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais, amor entre irmãos e amor entre parentes; ágape: o significado da palavra ágape é a benevolência invencível, a boa vontade que nunca é derrotada, é o espírito do coração que não procura outra coisa se não o bem do seu próximo. Não se importa com o tratamento que recebe do s eu próximo, com a natureza dele, não se importa com a atitude do próximo para com ele, nunca procurará outra coisa a não ser bem do próximo, o melhor para ele. Jesus, bem, descreve este amor em Mt 5: 43-48. É verdade que este amor é fruto do espírito é algo totalmente impossível sem a dinâmica de Jesus Cristo. Só os nascido de novo pode experimentá-lo. Ágape tem haver com mente. Não é uma emoção que surge em nosso coração sem ser convidada; é u principio segundo o qual vivemos deliberadamente. 
CHARA: Alegria. Chairein; alegrar-se; alegria de viver. A saudação grega tanto na conversa quantos nas cartas, é a palavra Chairein e é geralmente traduzida simplesmente por “saudações!”. Se fossemos dar a chairein sua tradução integral e literal, teríamos: “a alegria seja contigo!” ou alegria seja convosco, se nos referimos a um grupo. Há certas esferas em que a alegria cristã deve ser descoberta de modo especial. I alegria na comunhão cristã (Fm 1:7); II –  alegria do evangelho (Lc 2:10; Mt 2:10;28:8; Jo 20:20; Lc 24:52) alegria em receber o evangelho (Lc 19:6), alegria de Crê (Rm 15:13; Fl 1:25). podemos dizer que a historia do evangelho começa, continua e termina com alegria; III- alegria da obra e do testemunho cristão lc 10:17).  Tanto para o homem como para Deus, a maior de todas as alegrias é alegria do amor renascido e restaurado.
IERENE: Paz. A palavra “paz” entrou no NT com uma historia grandiosa. É a tradução da palavra Hebraica “Shalon”. Ao pensar no significado de paz, tanto no AT como NT é essencial ter em mente o significado da palavra.
 Examinaremos brevemente, então, a palavra  EIRENE conforme é usada na LXX.
Descreve a serenidade, a tranqüilidade, o perfeito contentamento da vida totalmente feliz e segura; descreve a perfeição dos relacionamentos (é a palavra da amizade humana, a palavra do relacionamento certo entre uma nação e outra, descreve o relacionamento dentro do lar, descreve o novo relacionamento entre Judeus e Gentios, é a palavra do relacionamento certo entre o homem e Deus).  No novo testamento a paz tem certas origens.  A paz, provem da fé, provem da fé que se aplicou a atuação, provem de Deus é um Don de Jesus Cristo (Jo 14:27). 
A paz descreve o relacionamento que deve existir dentro da igreja. Deve ser mantida a unidade do Espírito pelo vinculo da paz (Ef 4:3). Em Colossenses, Paulo usa uma metáfora: “seja a paz de Cristo o arbitro em vossos corações” (Cl 3:15). As decisões não devem ser governadas pelas ambições pessoais, desejo de prestigio, amargura ou espírito implacável; deve sim ser governada pela paz de Deus; deve ser feita no relacionamento pessoal com os homens que possibilitado exclusivamente por um relacionamento com Deus.
MAKROTHUMIA: longanimidade, paciência. Makros= grande, longo. Thumos= ânimo ou disposição. Makrothumia expressa uma certa atitude para com as pessoas e eventos. Expressa a atitude para com as pessoas de nunca perder a paciência, por pouco razoáveis que elas sejam, e de nunca perder a esperança com relação a elas, por menos agradáveis ou dóceis que sejam. Makrotuhmia pode ser descrita como paciência para com as pessoas. É a base do perdão (Pv 19:11); é a base da humildade (Ec 7:8); é obviamente o alicerce da comunhão (Pv 15:18). É à base de todos os relacionamentos pessoais (Pv 25:15). É a base de toda sabedoria verdadeira (Pv 14:29); é a base de alegria perpetua; é a base de todo o poder ligitimo (Pv 16:32). A Makrothumia ( paciência, longanimidade), de Deus é: a)esperança do pecado( Jl 2:13) b) advertência ao pecador (Nm 14:18) c) condenação dos pecadores. O homem pode usar a longanimidade de Deus para sua própria condenação. No NT é demonstrado de forma ampla a paciência de Deus. Paulo conta como blasfemava e insultava a Cristo, sendo o principal dos pecadores. Mas nele Jesus demostrou sua perfeita longanimidade. Com paciência esperou que Paulo, o perseguidor, se tornasse em Paulo o apostolo. Não é sem motivo que a paciência ocupa um lugar de destaque nas virtudes cristã nas epistolas pastorais. O amor perseverante do mestre cristão é contrastado com a astucia dos falsos mestres (II Tm 3:10).
                CHRESTOTES: Bondade, benignidade, ternura e gentileza. Plummer, comentando 2 Co 6:6,  diz que Chrestone nos homens é “a gentileza simpática ou doçura de gênio que deixa os outro a vontade e recua diante da idéia de provocar dor”. O homem benigno é aquele que se compadece e empresta (Sl 112:5). Importa-se com os outros faz parte da própria essência da vida virtuosa; ser bom é ser benigno e ser benigno é ser bom. A própria benignidade de Deus é a dinâmica da bondade Cristã. Pelo fato de o homem ter provado que o senhor é benigno ele deve deixar de lado todas as coisas pecaminosas (I Pd 2:1-3). A benignidade de Deus tem o poder salvífico (Tt 3:3-5). A bondade de Deus é exemplificada e demonstrada em Jesus Cristo (Ef 2:7). É com esta Chrestotes (Benignidade, bondade) que os Cristãos devem perdoar uns aos outros; e este perdão segue o modelo que nos mesmo recebemos de Deus (Ef 4:32).
AGATHOSUNE: A bondade Magnanima. Bondade. A dificuldade com a sexta virtude do fruto do Espírito é definir mais exatamente o que ela segnifica. Todas as demias em numero de oito são explicitamente adornos cristãos; mas em português bondade é um termo amplo e geral. Devemos definir mais de perto a esfera em que Paulo estar usando esta palavra. Para melhor entendimento vamos ao significado de outras tres palavras são elas: Dikaios (justos) e poneros (Maus) e agathos (generoso, liberal, loganimo) agathos é dar ao homem tudo que visa ser a seu beneficio e ajuda. Poneros é uma palavra bem geral para maligno ou mau e em termos gerais significa; avarento, ganacioso. já dikaios segnifica justos e dikaiosune significa justiça. Por sua vez justiça é dar ao homem o que lhe é devido. O homem agathos não é como o homem dikaios que dar a o outro o que lhe é devido, nem mais nem menos. Não é também como o homem poneros que ressente-se naquilo que deve dar. Mas é de mãos e coração aberto. Portanto; Agathosune é a generosidade que brota do coração benigno. Podemos dizer que agathosune (bondade) é fazer, ou dar a alguém, um bem imerecido. Esta virtude é demonstrada perfeitamente na graça de Deus para com o homem.
PISTIS: a virtude da confiança. Fé, fidelidade ou simplesmente lealdade. Em Mateus 23.23 Jesus acusa os fariseus de serem meticulosos em dar o dízimo da hortelã, do endro e do cuminho, negligenciando as questões mais importantes da lei, a justiça a misericórdia e a fé. O significado é que muitos levavam a efeito as exigências rituais e cerimônias da lei, mas negligenciavam as qualidades humanas, básicas, da justiça, benignidade e lealdade. Jesus Cristo sabia que a igreja de pérgamo habitava onde residia satanás, no entanto eles não segaram o seu nome, não negaram a fé nem a lealdade ao Senhor. Pitis descreve a confiança, fé que temos em Jesus Cristo e isto nos leva a ser leal a ele.
PRAUTES: Mansidão, tolerância, humildade. Há casos em que a palavra prautes, fala regulamente do poder de abrandar, acalmar e tranqüilizar. São, também, usadas para delicadeza na conduta, especialmente por pessoas que teriam condições de agir de outras maneiras. Prauste é a palavra em que força e suavidade estão perfeitamente combinadas.
Veremos com esta palavra é usada na bíblia. a) é uma das excelentes qualidade da esposa virtuosa; b) é o espírito com que o homem deve responder ao seu próximo e tratar dos seus negócios; c) é contratada com a soberba (is 26:6; Jó 36:15). Esta mansidão é nada menos do que a qualidade que impede o homem de pecar (Sl 25:9). Esta qualidade esta ligada a Jesus (Mt 11:29;2 Co 10:1). Esta mansidão é da própria essência do caratê de Jesus. Assim se descreve a mansidão ética do homem que a possui. “Não é um gênio precipitado nem e lento demais, não fica irado contras as pessoa com quem não deve ficar,, nem deixa de expressar sua ira com quem deve”.  O homem praus é o meio termo entre aquele que é servil e aquele que é severo.
EGKRATEIA: Temperança, domínio próprio, autodomínio. O apostolo Paulo em I Co 9:25,determina o principio universal de que todo homem que se esforça para vencer em tudo se domina, ou é temperado. Clemente de Roma, um dos pais da igreja, em das suas orações a Deus disse: “possa o Deus que a tudo ver senhor dos espíritos e de toda carne, que escolheu o senhor Jesus Cristo, e a nós, através dele, para sermos um povo peculiar. Dar a toda alma que invoca o teu magnífico e santo nome, fé, temor, paciência, longanimidade, domínio próprio, pureza e sobriedade, para serem agradáveis ao seu nome, por meio de nosso sumo sacerdote e protetor, Jesus Cristo, através de quem lhe seja a gloria e majestade, poder e honra, agora e por todos os séculos amém” (l clemente 64). Num mundo que contamina as pessoas, os mestres primitivos amavam egkrateia e a viam como uma das maiores dádivas de Deus.
Egkrateia, segundo os pais da igreja,  na vida cristã é: a) um dos maiores Don de Deus; b) faz parte da própria base da vida cristã; c) é aliada da vida cristã; d) é a maneira de salvar a alma; e) é o suporte da vida cristã; f).
A temperança pertence a capacidade de refrear o desejo pela razão, quando este fixa-se nos gostos e prazeres vis, e de ser resoluto e sempre pronto a suportar a necessidade e dor naturais.



Irmão, Paulo Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário