terça-feira, 13 de agosto de 2013

A lei do Dízimo

A lei do Dízimo

Quando o povo de Israel saíram do Egito, cerca de seiscentos mil homens, após três meses chegaram ao deserto de Sinai. Ali Deus chama Moises ao Monte e lá passa os mandamentos e leis. Os mandamentos propriamente dito são dez mas, o pacto de Deus com Israel não se resumia, apenas, aos dez mandamentos. Como aquele povo, a partir da sua saída do Egito passaram a ser, de fato, uma nação. Precisavam de uma lei que os regesse, com relação a Deus e uns aos outros.
A leis são dadas e segundo os especialistas estudiosos, são mais de setecentos preceitos que podem ser constatado nos cinco primeiros livros da Bíblia. Os judeus os chamam de Torah (livro da lei). a lei veio de Deus e foi passada ao povo por intermédio de Moises portanto santa, e o mandamento santo, justo e bom e não deveria ser modificado aumentando ou diminuindo (Dt 4:2; Js 1:7) deveria ser cumprido em sua totalidade (Dt 28:1,58; Js 1:7 Tg 2:10 ) como podemos ver; modificar ou não guardar na totalidade os mandamentos do Senhor já constituía quebra dos mandamentos.
Dentre as leis, para Israel, há a lei do Dízimo e como toda lei tem seus parágrafos e incisos a lei de Deus também tem, ainda que não usamos este termos, mas podem serem notados no contexto. No caso da lei sobre o dizimo vamos selecionar os cinco requisitos ou pontos principais. Os quais são:

Quantidade; Espécie; Destino; Gerencia e finalidade.

Da quantidade:
Não há dúvida de que a quantidade dizimada era a decima parte, conforme podemos notar nas seguintes passagens.
  "Também todos os dízimos do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR." 
"No tocante a todos os dízimos do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o décimo será santo ao SENHOR." (Levítico 27 : 30,32)

Da espécie:
O dízimo sempre foi dos produtos da terra, frutos das arvores e dos animais do pasto.
  "Também todos os dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR." 
"No tocante a todos os dízimos do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o décimo será santo ao SENHOR."  (Levítico 27 : 30,32) (Dt 14:22).
De uma coisa temos certeza. “dízimo nunca foi dinheiro”. Em nenhuma passagem da bíblia que fala de dízimo diz se tratar de dinheiro.

Do Destino:
Durante a jornada no decerto este lugar seria o tabernáculo, depois que Israel se fixou na terra prometida este lugar passou a ser no templo na cidade de Jerusalém.
"Então haverá um lugar que escolherá o SENHOR vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao SENHOR."  (Deuteronômio 12 : 11)
"E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome."  (II Reis 21 : 4)
E SUCEDEU que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR; E edificou câmaras junto ao muro da casa, contra as paredes da casa, em redor, tanto do templo como do oráculo; e assim lhe fez câmaras laterais em redor. (I Reis 6:1,5)

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."  (Malaquias 3 : 10)

"E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro."  (Neemias 10 : 38)

Da Gerencia (administração):
 Só os Levitas estavam autorizados, por Deus, a receber o dízimo. Eram eles que faziam toda gerencia do dízimo.
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. (Hb 7:5)

E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. (Nm 10:37)

Da finalidade:
A finalidade do dízimo foi servir de sustento para os Levitas, os órfão, viúvas e estrangeiros.
"Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão."  (Números 18 : 24)

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;  Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. (Dt 14:28,29)

Em resumo  os requisitos do dízimo são:

Quantidade: decima parte
 Espécie: semente da terra, fruto das arvores e gado do pasto
 Destino: o templo em Jerusalém, mais especificamente na câmara anexa ao templo chamada de Câmara do tesouro.
 Gerencia: era feito pelos Levitas eles eram quem recebiam e distribuíam a quem era de direito.
 Finalidade: para o sustento dos Levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros.

O dízimo, hoje, coletado nas igrejas. Foi estabelecido pela igreja católica , mantido pelas igrejas evangélicas, mas, nada tem em comum com o dízimo estabelecido por Deus, pois não segue as normas da lei de Moises. Dos requisitos apenas observam “um” o da “quantidade”. E os demais? Modificaram ao seu bel prazer. Agindo assim os homens estão modificando, acrescentando ou diminuindo os requisitos da  lei de Deus.
 Assim quem paga não obedece a Deus mais a mandamento de homens.
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamento dos homens. (Mt 15:7-9)
"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."  (Atos 5 : 29)
"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."  (Gálatas 1 : 10)

 Irmão Paulo Xavier



Nenhum comentário:

Postar um comentário