terça-feira, 22 de outubro de 2013

REUNIDOS EM NOME DE JESUS



"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18: 20).

A presença do Senhor Jesus Cristo no meio de dois ou três reunidos em seu nome é garantida por ninguém menos do que o próprio Senhor. Dai não devemos nos preocupar com julgamentos alheios dos que diz "Jesus não esta no vosso meio". Devemos, sim, é estar atento a vontade do Senhor. Pois na reunião com esse proposito deve haver a mutua edificação entre os congregados, honrar o nome do Salvador; agrada-lo; exalta-lo e dar, unicamente, gloria ao seu Santo Nome.

Com exceção de uma ou outra modificação exponho, a seguir, a opinião de alguns irmãos neste assunto:

A certeza de que estamos reunidos no nome de Jesus seria por força da expressão verbal:
  “Estamos, aqui irmãos, reunidos em nome Jesus, pois o senhor disse que onde estivesse dois ou três reunidos em meu nome ele ali estarei no meio deles"  Não necessariamente.
 Pois, quando se tratar do nome de Jesus sabemos que muitos usam o Santo Nome como afiançador de suas teorias e ações ainda que muitas vezes tais praticas não estejam fundamenta nas escrituras.  Daí  naquele dia muitos dirão “em teu nome expulsamos demônios, profetizamos, fizermos maravilhas” e o que vão ouvir do justo juiz? “Apartai de mim vós que praticais a iniquidade”.

Não seria, também, em razão de possuir um CNPJ, pois Jesus não disse ide e fazei discípulos e registrai a instituição e isto garantirá a vocês a minha presença.
Ademais, Auto  intitular-se igreja não garante a Presença de Jesus. É a sinfonia da fé, da sã doutrina e da comunhão em torno de Jesus o que constitui e estabelece a reunião da Igreja como válida.

"Quando falamos sobre estar congregado ao nome do Senhor isso implica em algumas premissas, e a primeira delas é a separação.

Primeiro é preciso reconhecer que o Senhor conhece os Seus, mas que minha responsabilidade é identificar a iniquidade e separar-me dela. Se entendo como iniquidade dividir o testemunho do "um só corpo" e negar a suficiência do nome de Jesus como identificação, adotando diferentes nomes, então minha responsabilidade é separar-me disso.

2Tm 2:19 Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.

Em seguida é preciso identificar os vasos (pessoas) de honra e desonra e separar-me da comunhão com aqueles vasos que, dizendo-se irmãos, não agem assim (veja 1 Coríntios 5:11).

2Tm 2:20-21 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar (separar) destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra.

Isto, não implica dizer que devemos nos separar para ficarmos sozinhos. Se bem que devido à degradação que se encontra a cristandade não é impossível viver-se em lugar onde não se encontra nem mesmo mais um irmão com quem ajuntar-se para congregar. Porém, havendo irmãos, os convidaremos para orar juntos, ler a Palavra, louvar com singeleza de coração, partir o pão, meditar e ensinar-se uns às outros conforme o dom de cada um, sem que ninguém seja nada nesse grupo, exceto de acordo com o dom da graça recebida.
E tudo isto, segundo os ensinamentos da Palavra de Deus e com aqueles que reconhecem a autoridade do Senhor de boa consciência. "Segue... com" significa congregar com aqueles que seguem a justiça, a fé, o amor e a paz com um coração puro (creio que puro aqui é no sentido de simples).

2Tm 2:22 Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

Assim temos a comunhão de dois ou três... em Seu Nome... (nome de Jesus) e isto pode ser /ou acontecer em qualquer lugar... Pois, Igreja, de acordo com Jesus, é algo que acontece como encontro com Deus, com o próximo e com a vida...

Se Jesus tivesse outra concepção Ele teria dito ao Gadareno coisa diferente: Vem comigo... anda aqui neste grupo...pois fora daqui não há salvação.
Ele, todavia, disse ao Gadareno para voltar para casa, para os seus e contar-lhes tudo o que Deus fizera por ele.


Resumindo, a ideia não é de apenas estar congregado pelo Espírito Santo para o nome de Jesus, mas também distinguir o estado arruinado da cristandade e apartar-se do erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário