segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A quem devemos ouvir?

Quando a assunto é fé são muitas as teorias, doutrinas, tradições.... que se tem como respaldo de crença. Dai a existência de milhares de segmentos religiosos bem como de denominações evangélicas. Cada um defende sua linha de pensamento, sua instituição religiosa, seu pastor, padre, bispo, seguindo cegamente o que tem aprendido com os tais dono da verdade.
Se atentarmos para as escrituras sagrada vamos ver a quem, realmente, ouvir basta ler o testemunho dos apóstolos onde narra o momento da transfiguração. Ali Deus disse: "[.......:] Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o." 

Vivemos em tempo de confusão onde no arraial da cristandade a apostasia tem se generalizado. É trágico o resultado dos que ao invés de ouvir o Deus todo poderoso preferem da ouvido a satanás. Foi assim no inicio da historia da humanidade e não tem sido diferente em nossos dias.  
Deus ao colocar o homem no jardim ordenou-lhe: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”   já, a serpente, tratando do mesmo assunto disse, à mulher, uma outra coisa. “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis” Deus disse “certamente morreras” satanás disse certamente não morrereis.
Nota-se que a mulher estava diante de duas afirmações, no que dizia respeito comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Sabemos qual era a afirmação correta, como também sabemos qual foi à decisão da mulher e sua consequência.
Podemos concluir que a queda se deu em razão de a mulher ter dado ouvido a voz de satanás e não a voz de Deus. Quem sabe a mulher deve ter pensado: “será que Deus quer esconder algo de nós?, será que realmente morreremos? E com estas interrogações curiosa pra ver e cheia de soberba desejando ser igual a Deus não hesitou em comer do fruto proibido pelo criador.
Não tem sido esta a causa que tem impedido muitos de não, encontrar e, seguir a verdade? A quem você tem ouvido? De quem vem a doutrina que você segue? De Deus, dos homens ou de satanás?  
Jesus Cristo em certa ocasião denunciou que muitos adoravam a Deus apenas de lábios estes se encarregavam de ensinarem doutrinas que não passavam de preceitos de homens. O apostolo Paulo, advertiu-nos que nos últimos dias muitos apostatariam da fé por da ouvido a doutrina de demônios. Logo há três tipo de doutrina de Deus, do homem e de demônios.  Temos que ter cuidado pedir a Deus sabedoria e discernimento para não deixar se levar pela voz e ensinamento do homem ou de satanás.
Quem quer seguir a voz de Deus, tem a palavra escrita como autoridade diante de qualquer tradição, ou tese. Tudo deve ser aferido pelas escrituras sagradas. Posso ter aprendido uma doutrina por muitos anos de minha vida, mas, ao descobrir que esta não tem respaldo nas escrituras devo descarta-la sem hesitação. Importa temer a Deus e não aos homens.  Não sejamos como Eva que mesmo sabendo da ordem divina preferiu dar ouvido a satanás.
É sábio e prudente de nossa parte agirmos como os irmão de Beréia, atestar tudo, que há por ai dizendo ser: doutrina, culto a Deus, adoração, mandamento de Deus ou qualquer coisa que diz vim de Deus, pela escrituras. Não foi o próprio Senhor que nos aconselhou a sermos prudente?

Irmão Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário