terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dízimo que não é dízimo. Que confusão

 “Não pode haver maior equívoco do que presenciar em nossas igrejas pessoas sinceras colocarem uma certa quantidade de dinheiro dentro de um envelope, valor correspondente a 10% de seus ganhos e saírem satisfeitas achando que deram dízimos ao Senhor. Elas precisam aprender o que significa dízimo. Biblicamente falando” (G.  N. Paulo)

Ao decorrer dos séculos a cristandade tem se aprofundado em uma grande confusão. E diante disto os incautos tem se deixado levar por  varias doutrinas meramente humanas.

Nesta postagem abordaremos o assunto “dízimo”. Nosso objetivo é esclarecer para o querido leitor que o dízimo que se pagar nas igrejas (denominações) não é o dízimo Bíblico.  Para tanto, vamos lançar mãos da própria escritura e ver o que ela diz a respeito.

Vou começar com a seguinte ilustração:

Você chega a um restaurante dar uma olhada no cardápio e pede frango assado. Alguns instantes depois vem o referido garçom com uma bandeja de peixe. Diante desta sena, você logo imagina: “Não é para mim o que ele estar trazendo”, pois eu pedi frango e não peixe. Você nem terminou o pensamento e o garçom dirigindo a sua mesa lhe oferece o peixe. De certo você irá recusar, afinal de conta, não foi este o seu pedido.

Esta é a mesma confusão que acontece quando alguém vai a um templo religioso levando 10 % do seu dinheiro, dizendo estar pagando o dízimo; e, segundo o dizimista, o faz, porque Deus pediu.
Lamento desaponta-lo, mas tenho que lhe informar que Deus nunca lhe pediu 10 % do seu dinheiro.
Vamos ver nas escrituras o que de fato, Deus pediu?

Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores são propriedade do Senhor: é uma coisa consagrada (santo, separado) ao Senhor. Todos os dízimos do gado maior e menor (vaca e ovelha), os dízimos do que passa sob o cajado do pastor, o décimo {animal} será consagrado ao Senhor.  (Levítico 27:30,32) leia também: ( Dt 14:22,28; II Cr 31:6; Ne 10: 37; 13:12)

Acho que agora o querido não tem dúvida de que o mandamento do soberano no que tange aos dízimos nada tem haver com dinheiro. O que ele pediu, como bem podemos ver, foi a decima parte dos frutos e cerais do campo e o decimo animal nascido no pasto. Só isso e nada mais.

Talvez você esteja dizendo “vai ver tem outras passagens, na bíblia onde Deus pede o dízimo em dinheiro” ache-as, leia sua Bíblia de Genesis a Apocalipse encontre a tal passagem e eu retiro o que digo. Ou melhor, pergunte a seu pastor, pode ser que ele saiba de algumas passagens que eu ainda não encontrei. 
O desafio tá lançado.

Os lideres religioso, na tentativa de manter a arrecadação que lhes garante desfrutar de gordos salários. Dizem que o dízimo era de fruta da terra e de animal em razão da ausência do dinheiro naqueles tempos.
Será isto verdade? 
Vamos ver, pelas escrituras?

"Sara viveu cento e vinte e sete anos: tal foi a duração de sua vida. Ela morreu em Quiriat-Arbé, hoje Hebron, na terra de Canaã. Abraão veio para a prantear e chorar. Abraão, tendo-se retirado de junto da defunta, falou aos filhos de Het, dizendo: Sou no meio de vós um simples hóspede e estrangeiro; concedei-me, não obstante, a propriedade de uma sepultura na vossa terra, para que eu possa sepultar minha defunta mulher." Abraão prostrou-se diante do povo daquela terra e, dirigindo-se a Efrom, diante de todos, disse: "Rogo-te que me ouças: eu te dou o preço do campo; aceita-o de minhas mãos, e assim enterrarei nele minha defunta. Efrom respondeu a Abraão: Ouve-me, meu Senhor: uma terra no valor de quatrocentos siclos de prata, entre ti e mim, o que é isto? Sepulta tua defunta." Abraão aceitou as condições de Efrom, e PESOU O DINHEIRO que ele tinha pedido na presença dos filhos de Het, isto é, quatrocentos siclos de prata em moeda corrente no comércio" (Gênesis 23:1-4,12-16)
"Disse, pois, Jeremias: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:Eis que Hanameel, filho de Salum, teu tio, virá a ti dizendo: Compra para ti a minha herdade que está em Anatote, pois tens o direito de resgate para comprá-la. Veio, pois, a mim Hanameel, filho de meu tio, segundo a palavra do SENHOR, ao pátio da guarda, e me disse: Compra agora a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então entendi que isto era a palavra do SENHOR. Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e PESEI-LHE O DINHEIRO, DEZESSETE SICLOS DE PRATA" (Jeremias 32:6-9)

Há tantos outros relato de negociações envolvendo dinheiro, para não ser exaustivo nos atemos a penas a duas passagens mencionadas. Lembrando que a lei veio quatrocentos e trinta anos depois de Abrão e já nos dias do patriarca havia a circulação do dinheiro.
 Não era real, claro, por que Real é uma moeda brasileira, assim como o dólar que é moeda americano. Cada país e/ou povo tem sua moeda e não era diferente nos tempos bíblico. A matéria prima era a prata e o valor bem como a nomenclatura (ciclo, estaté, talento e etc) era determinada pela quantidade da prata pesada e/ou cunhada.
 A moeda de 5 centavos à 1 real por não ser de papel nos leva a ter uma noção de como era o dinheiro nos tempo antigos.

Nunca encontrei em lugar algum da Bíblia Deus requerendo o dízimo em ciclo de prata. Coisa do tipo “de toda vossa prata tragam as câmaras do tesouro os ciclos determinados”

Com certeza aquele povo possuía prata, ouro, pescavam, casava, negociavam madeira e tantas outras coisas; porem a única coisa que Deus requeria era o DECIMA PARTE DO GRÃO E DO GADO.

Mais uma vez você deve estar dizendo: “tudo bem que, quem não for agricultor não deve dar dizimo. Mas, e quem é”? 
Também não.

E por quê? 
Vamos ver.

Vamos a mais uma ilustração.

Suponhamos que você é funcionário de uma grande empresa. O dono desta empresa é também, dona de uma fazenda. É obvio que a empresa fica na cidade enquanto que a fazenda na zona rural; E você trabalha na empresa e não na fazenda. Apesar de ser funcionário do mesma pessoa.
Certo dia você chaga ao escritório da cuja empresa e lá estar um bilhete que diz o seguinte:
Meus trabalhadores; quero que vocês colham o cacau da roça velha, colham a bananeira e só depois façam a limpeza do dos rios. Por estes trintas dias estou chegando ai, e, tendo vocês feito conforme mandei lhe recompensarei com, além do salario, uma bonificação.  Assinado o dono da fazenda.
Seria ridículo de sua parte entender que esta ordem e bonificação seria pra você. De certo o bilhete trata de uma escritura do seu dono, mas não uma ordenança para você uma vez que sua área de atuação é na empresa e não na fazenda.

 Você já deve ter ouvido falar em dispensação. Pois bem, Uma dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus.

De posse deste conhecimento, atentaremos para duas das dispensações. A dispensação da lei que veio por meio de Moises e a dispensação da Graça vinda por Jesus Cristo.

"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo."  (João 1 : 17)

Já sabemos que a lei veio por Moises. Mas, para quem e quando? Deixaremos a Bíblia responder.

“AO terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,  Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte. E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.  E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o SENHOR lhe tinha ordenado. Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo. E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR. Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o SENHOR descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá. Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte. Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas. E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher. E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu” (Ex 19:1-20)

Não pare no verso 20 continue a leitura e você verá mais de setecentos preceitos que Deus Estabeleceu para a nação de Israel. Inclusive o que se refere ao dízimo (Lv 27:30-34)

Mas o livro de Malaquias não é um dos livros da lei. Você deve estar dizendo, já que este é o livro mais usado para se cobrar dízimo; em especial o capitulo 3 verso 10.
Acontece que os escritos proféticos não só profetizou sobre o Cristo e sobre as coisas futuras como também em muitas vezes serviu para advertires a Israel no tocante a lei.

“E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas” (II Rs 17:13)

Malaquias, assim como os demais profetas, em seu livro estava advertindo a Israel . como podemos ver: 

“ PESO da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias” (Ml 1:1).
E mais:

“Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos” ( Ml 4:4)     (só para registrar Horebe é o mesmo que Sinai)

Acredito que não há necessidade de nos aprofundarmos mais do que o que já foi exposto no tema, pois esta claro que o dízimo foi uma pratica judaica, estabelecida por Deus, na lei de Moises, para a nação Israelita e nunca foi dinheiro e sim grãos da terra e crias do gado.

Esta contribuição que o amado irmão entrega nas denominações (10 % dos seus salários) não é o dízimo que Deus pediu a Israel. Isto que você faz nunca foi feito e nem solicitados pelos apóstolos. Este modelo de “dízimo” teve sua origem depois do quarto século da igreja sendo estabelecido pelo papa católico ratificado pelo imperador romano, como uma espécie de troca de favores entre papa e imperador. Qualquer pessoas sensata e com o mínimo de conhecimento Bíblico sabe claramente que isto que chamam de dízimo nunca foi realmente o dízimo Bíblico. Em outras palavras é uma doutrina puramente humana fundamentada em mentiras. E a igreja protestante como o negocia do dízimo atual é dinheiro, deu a esta doutrina nem só a permanência como força. 
Te pergunto: a quem você tem sido fiel? A Deus ou a os homens?


Irmão Paulo 

Um comentário:

  1. quando DEUS fala trazei o tesouro a casa do SENHOR para mantê-la, isso inclui os dízimos e ofertas. agora se vc é um daqueles que eu ñ dou dinheiro a pastor.... e tem mais, quando DEUS fala em que nos o roubamos: é nos dízimos e ofertas. estude mais

    ResponderExcluir